Customer Experience: como as insurtechs redefiniram o foco da indústria de seguros

A exemplo do que ocorreu no setor bancário com o surgimento das fintechs, empresas com foco em tecnologia têm ganhado espaço no mercado segurador e ressegurador, oferecendo produtos inovadores e apresentando novas oportunidades com o seu poder disruptivo.

São as chamadas insurtechs, empresas de tecnologia aplicada ao setor de seguros, que buscam oferecer soluções tecnológicas e inovadoras, simplificando o processo burocrático de contratação de um seguro.

As insurtechs, enquanto empresas nascidas na era digital, adotam uma estratégia customer centric. Por meio da análise de dados e de uma dedicação às demandas do consumidor moderno, promovem experiência exclusiva e personalizada para os clientes.

Customer Experience: empoderando clientes

A experiência do cliente envolve todas as interações com a empresa, desde o primeiro contato com a marca até a aquisição do produto ou serviço. Cada vez que um cliente visita o site da empresa, contata alguém da equipe ou vê um anúncio online, tem sua percepção afetada.

Alimentados pela rápida evolução da tecnologia, os clientes estão agora mais poderosos do que nunca e os mercados estão se tornando cada vez mais competitivos. Nesse cenário, a experiência do cliente é um diferencial altamente importante.

Garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória em toda a sua jornada traz benefícios como fidelização dos clientes, que valorizam uma experiência personalizada, criando defensores da marca, além de aumentar a receita, pois clientes satisfeitos investem mais na empresa.

O cliente no foco da indústria de seguros

Nas últimas décadas, a indústria de seguros se concentrou em produtos, separando os clientes em categorias. E é justamente esta a grande disrupção trazida pelas insurtechs, que compreendem a importância de focar seus produtos e serviços na experiência do cliente.

No mercado atual, o segredo para o sucesso abrange a digitalização de processos, o uso de analytics e de inteligência artificial e um profundo conhecimento das expectativas dos clientes, que demandam um atendimento cada vez mais rápido, melhor e mais personalizado.

De acordo Rick Huckstep, presidente do The Digital Insurer, os pontos críticos para satisfação do cliente na indústria de seguros são transparência, qualidade, agilidade e simplicidade.

Nesse cenário de inovação do mercado de seguros, a insurtech Avita desenvolveu uma solução especialmente voltada para o ecossistema de garantias, oferecendo uma plataforma completa que reduz o custo e o tempo para emitir e gerenciar seguros garantia e fianças locatícias automaticamente.

O sistema desenvolvido pela Avita elimina o trabalho de preenchimento de dados, reduzindo o trâmite de emissão de uma apólice para poucos segundos, em um processo totalmente transparente e 100% eletrônico.

A AVITA é a primeira Insurtech a desenvolver uma plataforma disruptiva no mercado de seguros judiciais, com foco em trazer soluções completas para todos os problemas dos clientes.

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Fontes:

https://www.the-digital-insurer.com/blog/insurtech-the-insurtech-phenomenon-is-making-the-customer-experience-simpler/#gf_69

https://www.insurtech.me/blog/tag/InsurTech

https://rockcontent.com/br/blog/customer-experience/

https://www.bcg.com/industries/insurance/overview