Tecnologia no mercado de seguros: tendências para 2022

A transformação digital e a tecnologia vêm provocando mudanças sem precedentes no mercado de seguros, envolvendo uma crescente preocupação com a jornada do cliente, com a coleta e tratamento de dados, inteligência artificial e automação de processos. Saiba como a tecnologia vem se desenvolvendo nessas áreas, e quais são as novidades esperadas para 2022 – passando inclusive pelo metaverso.

 

A tecnologia e a inovação estão a todo vapor na indústria de seguros, provocando mudanças disruptivas na forma como os produtos são pensados e como os serviços são prestados.

A consultoria McKinsey prevê cinco tendências inovadoras que, individualmente e em conjunto, provocarão grandes mudanças indústria de seguros no ano que vem.

Acompanhe a seguir quais são essas tendências e como o mercado segurador será impactado.

 

1. Inteligência Artificial aplicada

Que a IA faz parte do mercado de seguros não é novidade. Porém, a inovação surge quando a aplicação da IA é utilizada para a criação de produtos e serviços baseados dados e analytics. O relatório ainda cita que o cenário criará “um modelo humano no circuito que aumenta a produtividade e permite pontos de contato com maior qualidade com os clientes”.

 

2. Infraestrutura distribuída

Com a rápida migração dos sistemas centrais das seguradoras para a nuvem, que implica também no aumento da capacidade de armazenamento de dados, as seguradoras se tornarão mais ágeisno lançamento de novos produtos e aprimoramento do atendimento ao cliente.

Assim, as seguradoras nascidas na era digital atuarão como um centro de conexão entre clientes, insurtechs, resseguradoras e outros players do mercado.

 

3. Internet das coisas (IoT)

Com o desenvolvimento da internet das coisas (IoT), a frequência e a especificidade dos dados compartilhados entre os aparelhos permitirá às seguradoras mapear os riscos com mais precisão e entender as expectativas dos clientes. 

Além disso, o 5G contribuirá para que esses dados sejam compartilhados mais rapidamente, permitindo às seguradoras fornecer serviços em tempo real.

 

4. Automação de processos em um nível nunca visto

Nos últimos anos, as seguradoras têm investido em automação de processos especialmente nas operações de backoffice. Ocorre que com as tecnologias novas, será possível repensar fundamentalmente os produtos e serviços, diante da possibilidade de monitoramento em tempo real que permita uma manutenção preditiva.

 

5. Arquitetura de confiança zero

Confiança zero é uma estratégia para prevenir violações de dados, que se baseia no princípio de “nunca confiar, sempre verificar”. À medida que o blockchain ganha espaço, ajudará as operadoras a gerenciar de forma mais eficaz os dados dos clientes de forma segura e consistente.

Para abraçar todo o potencial dessas tendências tecnológicas, a McKinsey conclui que é necessário que as seguradoras as tratem como prioridade na agenda e estejam dispostas a criar produtos novos e prestar serviços de uma maneira totalmente disruptiva.

 

6. Seguradoras X Metaverso

Falando em tendências, o metaverso não poderia ficar de fora. A proposta é uma realidade virtual para não colocar defeitos, em que os usuários possam viver suas vidas e rotinas, só que no ambiente online. 

Com a chegada do metaverso, é imprescindível que mudanças adaptativas ocorram nos demais setores. Para o mercado de seguros, será possível utilizar IA para analisar os perfis dos clientes de acordo com os seus hábitos, o que contribui para uma análise de riscos precisa. 

Ainda, haverá a adoção do chamado Pay Per Use, em que o consumidor realizará o pagamento do serviço somente em relação ao que foi usado por ele próprio.

Open Insurance também é uma inovação que chegará com tudo no mercado e é de extrema importância, uma vez que seus objetivos estão em um compartilhamento seguro dos dados e cada cliente terá o seu perfil melhor analisado para o oferecimento de ofertas baseadas nos seus gostos.

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